domingo, 12 de dezembro de 2010

Patrimônio Imaterial de Piaçabuçu

Os estudantes do 9º “A” Ariane, Jéferson Luis e Fabiana, da equipe de Patrimônio Imaterial elaboraram um livro, em estilo cordel. Veja a seguir ilustração da capa e transcrição do conteúdo.


PATRIMÔNIO IMATERIAL DE PIAÇABUÇU

REISADO
Reisado é uma brincadeira do folclore que se brinca mais em tempo de natal. Os personagens são: a dona do baile, contra-mestra, embaixadora, craveiro, guriantã, papagaio, balão, aeroplano, esbelta princesa, baronesa, linda menina e mariquita.

A HISTÓRIA DE DONA GRINAURA
Dona Grinaura é a Dona do Baile do Reisado do povoado Retiro, em Piaçabuçu.
 “Quando eu comecei a brincar foi com 6 anos de idade, com uma tia que me criou. Ela começou o Reisado e me convidou para brincar. Depois que o casal morreu parou a brincadeira. Em 2005, eu – e o compadre Pagode – continuei a brincadeira até hoje, e não pretendo parar.

QUEM BRINCA NO REISADO DO RETIRO
Dona Grinaura – Mestra (Dona do Baile)
Nete – Contra-Mestra
Maria – Embaixadora
Jaine – Esberta (esbelta) princesa
Cheina – Cabocla
Valesca – Balão
Tatá – Craveiro
Lene – Aeroplano
Ríbary - Mariquita

MÚSICAS DO REISADO
- Bendito
- Licença Senhora Dona
- Quando nessa casa entrei
- O tempo se formou em chuva
- A dona do baile quer ser flora
- Eu tenho meu de uva
- Vou cortar minha palmeira
- Quando eu vinha do meu sertão
- Vou chamar a Dona Deusa

COVO

Como é um utilitário utilizado na pesca de camarão do rio.

COMO SE FAZ UM COVO

Tira o imbé, bota para secar; depois tira a taboca e também coloca para secar. Tira o arco e tece o pano do covo, depois faz a sanga e faz a boca do covo para despescar o camarão. Tira uma vara e coloca um aro no covo.
Compra o pó de arroz, faz os bolinhos e coloca para assar numa chapa de ferro, depois coloca os bolinhos dentro do covo e bota o covo na água. De manhã vai despescar os camarões. Tira os camarões dos covos que estavam no rio, bota nova isca e bota o covo de novo no rio.

O TAPADO DE CASA
Vai pro mato, leva um machado, corta a madeira, coloca no caminhão, tira o caibro, a vara e o enchimento. Faz a amarração da casa.
Vai buscar o barro, traça ele, joga nas madeiras pra transformar nas paredes.

PEIXADA

INGREDIENTES
Peixe
Pimentão
Coentro
Cebola roxa
Tomate
1 coco
Cebolinha
Tempero
Coloral
1 dente de alho
Limão

Trata o peixe, depois de tratado lava, faz as postas, da um cortezinho para colocar o sal, espreme o limão no peixe junto com o sal, deixa por 10 minutos, depois lava, coloca o sumo do coco e coloca as postas do peixe dentro da panela junto ao sumo do coco com as verduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário